Como gerenciar os pedidos?
Confira nesse tutorial como gerenciar os pedidos da sua loja online na plataforma de ecommerce UILIA.
Os pedidos influenciam diretamente no estoque dos produtos pois cada vez que é registrado um novo pedido é dado baixa no estoque do produto caso a opção de controle de estoque esteja ativo.
Então saber gerenciar os pedidos, é importante para ter um controle melhor sobre sua loja. Confira abaixo algumas informações importantes.
Os pedidos possuem os seguintes status:
    Novo pedido: Status para todo pedido registrado.
    Cancelado: Quando um pedido é cancelado o estoque retorna para o produto automaticamente.
    Aguardando Pagamento: Esse status define que um pedido ainda não pago, o pagamento ainda não foi efetuado.
    Devolvido: Use esse status para definir um pedido que tenha sido devolvido.
    Estornado: Use esse status para definir um pedido que tenha o pagamento efetuado, mas que foi necessário estornar.
    Recusado: Status indica que o pagamento não foi aprovado.
    Aguardando comprovante: Esse status é específico para o pagamento via transferência bancária.
    Comprovante recebido: Indica que foi enviada uma imagem do comprovante de transferência bancária.
    Aprovado: O pedido foi pago e já pode despachar para o cliente.
    Concluído: Marque o pedido com esse status assim que despachar o produto para o cliente.

Gerenciar os pedidos:

Acesse o painel de administração da sua loja e acesse o menu Pedidos | Todos Pedidos. Clique no ícone da lupa ou sobre o número do pedido.
Você vai encontrar os campos em Gerenciar Pedido:
    1.
    Método de Pagamento: O método de pagamento é selecionado automaticamente em toda venda, mas caso seja necessário alterar, basta definir o método em que esse pedido foi pago.
    2.
    Status do Pedido: O status do pedido é alterado automaticamente quando o pagamento é feito através de um dos gateways, caso seja feito pagamentos manualmente com atendente, você deve selecionar o status de acordo.
    3.
    Data de envio: A data em que você despachou os produtos para entrega.
    4.
    Código de Rastreio: Informe nesse campo o código de rastreio caso você possua um.
    5.
    NFe: Envie a nota fiscal através desse campo.
    6.
    Chave NFe: Caso queria manter registrado, informe a Chave NFe nesse campo. Necessário para quem usa o Melhor Envio.
Selecione a opção Enviar notificações e clique no botão Atualizar.

Cancelando um pedido:

Os pedidos por padrão são cancelados automaticamente depois de X dias definidos nas configurações. Mas caso você queria cancelar o pedido manualmente para retornar o estoque ao produto, basta acessar o pedido e clicar no botão Cancelar Pedido.
Pedidos marcados como concluídos não podem ser cancelados.
Last modified 4mo ago